Apresentação

Paraíba pode ganhar Memorial das Águas, em Boqueirão


A Paraíba pode ganhar o Memorial das Águas, no município de Boqueirão. A proposta está sendo discutida por um grupo que vê a importância do equipamento para abordar temas como a história do DNOCS e sua importância no combate a seca no Nordeste; História da construção do Açude Epitácio Pessoa; História de Boqueirão, seu povo e seus costumes; Passagens bíblicas envolvendo o tema água e Área de conscientização da população e visitantes sobre a preservação da natureza e da água. 

O Memorial será instalado nos antigos galpões do DNOCS, espaços utilizados no período da construção do açude na década de 50. É um projeto histórico-turístico-cultural que visa valorizar a história e atrair turistas o ano inteiro, além de fazer um trabalho cultural de conscientização permanente. 

O projeto foi iniciado em 2007 com a construção da Praça das Águas, praça que tem uma beleza singular por ter formato de peixe e parte dos galpões já foi restaurada pela prefeitura de Boqueirão, em parceria com o Ministério do Turismo. 

O acervo do memorial, que conta com cerca de 1.800 peças, foi coletado pela professora Clea Cordeiro Rodrigues, ex-presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), no período no qual foi secretária de Turismo no município. 

A implantação do Memorial estará sob a responsabilidade do DNOCS, conforme reunião realizada entre o Coordenador do DNOSC-PB, Alberto Gomes Batista; do coordenador do DNOCS - Boqueirão, Everaldo Jacobino de Moura, e a professora Cléa Cordeiro Rodrigues. Na oportunidade, Alberto Gomes ficou bastante entusiasmado com o projeto e afirmou que vai leva-lo para Brasília com o objetivo de conseguir recursos para a implantação do Memorial. Para encaminhamento o coordenador conta com o apoio do senador José Maranhão.

Assessoria de Imprensa