Apresentação

Educação dos filhos em idade escolar é preocupação de quem vai estudar na Austrália

É possível obter gratuidade na escola dos filhos 
Quando uma família com filhos em idade escolar resolve passar um tempo na Austrália para estudar, há uma série de questões práticas que precisam ser resolvidas, que vão desde moradia até a escola das crianças. Uma das exigências do governo australiano é que todas as crianças em idade escolar no país estejam devidamente matriculadas na escola. A Austrália oferece uma educação pública de ótima qualidade, e há quem imagine que o ensino gratuito possa ser restrito aos cidadãos nativos ou aos que têm visto permanente. 

“Isso não é verdade”, explica MaCson Queiroz JP, diretor da M.Quality, empresa especializada em Assessoria em Imigração e Negócios para a Austrália. O especialista explica que é possível ter acesso ao ensino gratuito para os filhos com o visto correto, desde que o estudante ou intercambista siga algumas condições do governo australiano. “Pois o governo espera que você esteja matriculado por todo o período de duração do seu visto de intercâmbio na categoria sc500 em algum curso aprovado pelo estado”, explica MaCson. 
Outra exigência para a concessão da escola gratuita a estrangeiros é que o curso de inglês não seja o principal curso do propósito de estudos na Austrália. Mas isso significa que adultos que não dominem 100% o inglês não possam estudar o idioma? Não. MaCson explica que eles podem e devem estudar inglês e se aperfeiçoar o máximo que puderem, mas esse não pode ser o objetivo maior da sua estadia na Austrália. “Caso o pai ou a mãe só tenha matrícula em uma escola de inglês australiana e o governo entenda que a pessoa está lá só para isso, aí, neste caso, a gratuidade da escola para os filhos não é concedida”, comenta. 
Quanto se poupa? 
Escola gratuita é uma economia importante para qualquer intercambista recém-chegado ao país, já que os gastos de uma mudança – desde a solicitação de vistos para a família, passagens aéreas e os custos para se estabelecer – são significativos. Para se ter uma ideia, para manter um filho matriculado em escola de primeiro grau na Austrália, o custo mínimo por ano escolar é de cerca de A$ 10 mil (aproximadamente R$ 24 mil). 
“Dependendo da escolha da escola para o intercâmbio para a Austrália, um casal com três crianças em idade escolar obrigatória, caso tenham acesso ao ensino gratuito, chega a economizar um mínimo de A$ 108 mil (cerca de R$ 260 mil) e após o respectivo término do período de intercâmbio, toda a família poderá se tornar elegível à residência permanente na Austrália”, MaCson complementa. 
Como ir legalmente para a Austrália? 
O primeiro passo é solicitar o visto. Nessa etapa, é de fundamental importância contar com uma agência imigratória especializada e que seja devidamente registrada junto ao governo australiano para cuidar do processo. “O objetivo da agência é fazer a pessoa ganhar tempo, já que o processo é demorado e requer conhecimento da legislação australiana, listas de profissões e demais regras do país”, explica. 

Para descobrir se há chances de ser aceito, a M.Quality disponibiliza no site o “1º. Passo Gratuito”, um serviço que oferece uma orientação básica para avaliar se o candidato é realmente elegível para uma das categorias de vistos australianos. Ao preencher o formulário no site, e sendo elegível a uma das categorias, ele recebe um convite para assistir gratuitamente ao vídeo “Elegibilidade e Agora?”, no qual será explicado o escopo do trabalho da M.Quality e demais orientações e esclarecimentos imigratórios. 
Fonte: Assessoria de Imprensa da M.Quality