Apresentação

CIDADANIA E TURISMO


Flora Queiroga Tabosa
Estudante do Curso de Turismo da UFPB
Grupo de Cultura e Gestão em Turismo-GCET/CNPQ

Adriana Brambilla
Professora do Curso de Turismo da UFPB
Grupo de Cultura e Gestão em Turismo-GCET/CNPQ
e-mail: adrianabrambillaa@yahoo.com.br



RESUMO Esse trabalho resulta de uma participação no projeto “O Futuro Visita o Passado” o qual está inserido no “Programa de Educação Patrimonial João Pessoa, Minha Cidade” desenvolvida no município de João Pessoa, Paraíba, no período de 2009/2010. O desenvolvimento do projeto envolveu o acompanhamento de alunos do nível fundamental de ensino da rede municipal para conhecer os principais monumentos do centro histórico de João Pessoa. E, além de conhecerem a história da cidade desde o seu surgimento, também tiveram acesso a noções essenciais sobre patrimônio e sua importância para todos, enquanto cidadãos, a partir do conhecimento de conceitos e exemplos práticos sobre cultura, memória e identidade. Entende-se que esta iniciativa é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do endomarketing, como forma de promover a auto-estima dos jovens, sobretudo quando se pensa na tendência mundial de fomento às políticas públicas voltadas à preservação da identidade regional e local, como forma de garantir cidadania. A prática do endomarketing aliada à atividade turística torna os moradores agentes ativos na preservação e divulgação da cultura local. Reconhecer monumentos históricos, manifestações culturais e costumes em geral da região em que se vive e identificar-se com os mesmos, como algo que faz parte de nós enquanto seres humanos e cidadãos, é de extrema importância para o estabelecimento de uma identidade coletiva e consequente valorização e preservação dos bens culturais do local onde se vive.

PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Endomarketing. Cidadania.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRAMBILLA, Adriana. Orientações para Elaboração de Artigos Científicos. UFPB, João Pessoa, 2009 (BC/CDU: 001.891).
DIAS, Reinaldo. Turismo e Patrimônio Cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva: 2009.
MARTINS, Clerton. Patrimônio Cultutal: da memória ao sentido do lugar. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
IPHAN. Programa de Educação Patrimonial João Pessoa, Minha Cidade. Orientações Pedagógicas. João Pessoa, 2009.

Publicado no CCHLA EM DEBATE -2010