Apresentação

60% dos brasileiros utilizam sites de viagens para buscar inspiração e planejar férias



A rápida inserção da Internet no dia a dia das pessoas tem contribuído fortemente na hora de planejar as viagens. Se há alguns anos, as informações vinham principalmente por agências de turismo, revistas e jornais especializados, hoje os sites e outros serviços online estão contribuindo para a pesquisa dos destinos e até mesmo compra de passagens aéreas e reserva de hospedagem. Segundo pesquisa da momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, 60% dos brasileiros já buscam inspiração para planejar viagens em sites especializados e 45% também recorrem às redes sociais.

De acordo com o estudo, que analisou os hábitos de viagem em 20 países, o Brasil é o que mais se destaca no uso da Internet para este fim, estando à frente de China, (54%, sites; e 31%, redes) e Itália (53% e 19%), por exemplo. Ainda assim, os brasileiros continuam utilizando formas mais tradicionais para decidir os destinos de férias: 51% afirmaram que também levam em consideração a opinião de parentes e amigos e 43% buscam orientações nas agências de viagens físicas.

Dos brasileiros que afirmaram utilizar redes sociais como inspiração para viagens, 81% disseram que acessam o Facebook para este fim. O canal é líder em diferentes faixas etárias. Considerando idades entre 18 e 55 anos, o índice de uso é igual ou maior que 80% e diminui somente na faixa dos 56 aos 65 anos, em que a predileção pelo site cai para 60%. Na comparação com outros países, o Brasil é o que mais aproveita a mídia – em seguida vêm os turcos (74%) e portugueses (61%). Outras redes sociais de destaque entre os brasileiros são Instagram e WhatsApp (48%, ambos) e Twitter (37%).

“Notamos que as pessoas têm buscado maior autonomia ao planejar viagens e o mundo digital permite isso, seja pela comodidade de poder resolver tudo de qualquer lugar ou até pela possibilidade de economizar. Os brasileiros são muito conectados e naturalmente recorrem a essas ferramentas online”, afirma Pedro Correia, responsável pela operação da momondo no Brasil.

O que os brasileiros consideram ao fazer o planejamento de viagem

Na hora de programar as férias, alguns fatores influenciam bastante na escolha dos brasileiros. Quando questionados sobre o que mais levam em conta na escolha do voo, 51% afirmaram que o preço é determinante, seguido por data e hora adequadas (34%) e voo direto/sem escala (33%). A ideia do menor preço como elemento decisivo no planejamento é compartilhada com todos os outros países.

Os viajantes brasileiros também costumam se antecipar na compra das passagens. A maior parte dos entrevistados (28%) conclui essa tarefa de dois a três meses antes, já 24% preferem fechar a compra com um mês de antecipação; apenas 7% compram na mesma semana da viagem.

“A possibilidade de economizar é importante para os brasileiros e comprar a passagem com antecedência contribui muito para isso. Recentemente, um levantamento da momondo apontou que 53 dias de antecedência é o tempo ideal para conseguir passagens aéreas pelos menores preços, até 26% mais baratas”, explica Correia.

Em relação à hospedagem, a maioria dos brasileiros (71%) já faz a reserva antes de viajar, 17% procuram garantir ao menos dois dias numa acomodação para depois estenderem, caso seja necessário; e 8% buscam ou fecham a estadia assim que chegam ao destino.