Vinhos com vigor irradiante
Mainz (dpa) – Os apreciadores de VINHOS ALEMÃES podem alegrar-se: segundo o Instituto ALEMÃO do Vinho (DWI), a safra do ano de 2015 foi excelente. «Tivemos um CLIMA excelente com muito sol», afirmou o porta-voz do DWI, Ernst Büscher, à Deutsche Presse Agentur (dpa) em Mainz. O resultado: «Vinhos com vigor irradiante». Apesar da seca, o volume da safra em todo o país quase não retrocedeu: com quase nove milhões de hectolitros, foi apenas dois por cento abaixo da média de dez anos.
O presidente da Federação dos Vinicultores de Rheinhessen, Ingo Steitz, afirmou: «Com tanto sol, o aroma das diversas cepas pôde desenvolver-se muito bem, há uma grande diversidade de sabores». Na feira especializada internacional Pro Wein em Düsseldorf, há uma semana, o vinho ALEMÃO foi muito bem recebido.
A praga da mosca Drosophila suzukii, temperaturas acima de 40 graus e seca – o ano de 2015 causou inicialmente preocupações aos vinicultores alemães. Agora, no entanto, Büscher afirmou que a safra de 2015 distinguiu-se por suas uvas muito bem amadurecidas e completamente saudáveis. O calor não afetou as videiras, mas sim a temida moscaDrosophila suzukii, que prefere a umidade.
As videiras mais velhas com raízes de até dez metros de comprimento puderam encontrar água suficiente no subsolo, somente as videiras mais novas tiveram de ser irrigadas. As chuvas em agosto e setembro, após o calor do verão, proporcionaram à safra um CLIMA ideal, segundo Steitz.
O vinho ALEMÃO enfrenta uma grande concorrência internacional. Entre os muitos vinhos internacionais com um volume de milhões de garrafas é para o vinho da Alemanha, às vezes, muito difícil destacar-se, afirma o presidente da Federação, Ingo Steitz. De cada 100 garrafas de vinho bebidas na Alemanha, apenas 44 são produzidas no país.
Fonte: dpa; tradução: FSM