A Oktoberfest no mundo
A Oktoberfest no mundo
A Oktoberfest está em casa em Munique, mas ela também está presente na China, no Brasil e nos Estados Unidos, atraindo milhares de pessoas.
Para os nativos, a Oktoberfest de Munique é o “Wiesn” (o gramado), a maior festa popular do mundo. Ela acontece já há mais de 200 anos no parque Theresienwiese, na capital da Baviera, atraindo cada ano cerca de seis milhões de pessoas durante os 17 dias. Mas a Oktoberfest, para a qual as cervejarias de Munique fabricam um chope especial, já tem imitadores em todo o mundo. Uma pequena seleção.
Qingdao, China
Nesta cidade portuária da China acontece a maior Oktoberfest depois da original. Três milhões de visitantes – a metade das pessoas da festa de Munique – festejam todo ano na cidade de 3,5 milhões de HABITANTES. Como a maioria das Oktoberfeste fora da Alemanha, Qingdao relembra a tradição alemã, pois esta cidade foi colônia alemã de 1898 a 1919, sendo que sua cervejaria fora fundada por imigrantes alemães.
Blumenau, Brasil
Quase a mesma coisa acontece na cidade brasileira de Blumenau, cuja denominação é a de um ALEMÃO do mesmo nome. Localizando-se mais de sete mil quilômetros de distância de Munique, Blumenau acolhe todo ano mais de 700 mil pessoas na sua Oktoberfest. Quem quiser se preparar para a festa pode baixar da internet e aprender as tradicionais canções do “Wiesn” em português.
Cincinnati, EUA
Mais de 500 mil pessoas, muitas delas com raízes alemãs, vão todo ano para a maior Oktoberfest norte-americana, que acontece em Cincinnati, no ESTADOde Ohio. Uma grande atração são os Jogos de Boa Vontade (Goodwill Games), com disciplinas, como rolar barris de cerveja e a corrida com canecos de cerveja.
Kitchener-Waterloo, Canadá
A mais famosa festa da cerveja do Canadá, com mais de quinhentos mil visitantes, oferece parada e tendas com música e serviços alemães tradicionais. Há também a eleição de uma Miss Oktoberfest. O ponto culminante é a Oktoberfest-Thanksgiving-Day-Parade, que atrai anualmente 150 mil pessoas.
Taybeh, Cisjordânia
Em Taybeh, na Cisjordânia, a cerveja é produzida segundo a Lei da Pureza da Cerveja da BAVIERA. Khoury, a família produtora do chope, organiza anualmente a Oktoberfest, para a qual ela freta um avião para músicos alemães. O resto lembra uma festa popular com música hip hop, DJs e artistas de circo para crianças.
Bem, afinal, a cidade de Munique não tem nada contra o uso do nome “Oktoberfest” para as festas em todo o mundo. Protegida é somente a marca da palavra e do cartaz “Münchner Oktoberfest”, com as duas canecas em baixo.