Apresentação

Abrajet da Paraíba comemora sucesso da campanha Praia Limpa


A campanha Praia Limpa, coordenada pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, na Paraíba (Abrajet-PB), foi realizada na manhã desta Quarta-feira de Cinzas com adesão de muitas pessoas, entre jornalistas, dirigentes de entidades do trade turístico e banhistas. A forte chuva que caiu nesta manhã em João Pessoa, não intimidou a iniciativa da Abrajet, que reconheceu lixo numa faixa de dois quilômetros da praia do Cabo Branco.

Durante o percurso, as pessoas recolheram diversos tipos de lixo, principalmente, garrafinhas de água, latinhas de cerveja e refrigerante, além de embalagens de picolés e restos de alimento, que poderiam perfeitamente ser colocados em sacos plásticos e até mesmo em sacolas de supermercados. A característica do lixo foi destacada pela maioria, pelo fato de observarem que a produção de lixo nas praias é falta de hábito e de consciência das pessoas que as frequentam.

A presidente da Abrajet-PB, Messina Palmeira, comemorou o sucesso para campanha e já confirmou que a próxima ação será na praia dos Seixas, ainda sem data fechada. Para essa nova ação Messina confirmou que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seman) irá distribuir mudas de árvores para serem plantadas durante o trajeto. “Iremos continuar com essa campanha e pretendemos visitar as praias mais movimentadas da Paraíba na busca de conscientizar os usuários a não poluírem o meio ambiente”, disse. 

Para a jornalista e presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, a iniciativa é bastante pertinente, tendo em vista chamar a atenção dos usuários das praias para a importância delas estarem limpas, para moradores e turistas. Ruth tem como hábito andar pelas praias coletando lixo e afirma ficar indignada com a falta de consciência de algumas pessoas que deixam todo tipo de lixo nas areias. 

A presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secção Paraíba (ABIH-PB), Manuelina Hardman, também destacou o fato de os usuários das praias não terem a preocupação com a limpeza. A executiva tem discutido junto à Câmara Empresarial de Turismo medidas para evitar a poluição das praias paraibanos em decorrência das ligações clandestinas de esgotos que desembocam nas praias. “Precisamos agir em todas as frentes para manter as nossas praias limpas”, disse.

O secretário adjunto do Turismo de João Pessoa, Graco Parente, afirmou que a Pasta está à disposição não só da Abrajet-PB, mas de todas as entidades que se prestarem a promover campanhas do mesmo porte, para que as praias paraibanas se mantenham limpas. “Temos a preocupação com as praias de João Pessoa, mas devemos ampliar essas campanhas para todo o nosso litoral que é reconhecidamente como um dos mais belos do país”, enfatizou o secretário.

Além de Ruth, Manuelina e Graco, a ação da Abrajet-PB contou com as presenças da gestora de Turismo diretor do Sebrae, Regina Amorim e Luiz Alberto; a ex-vereadora e ambientalista Paula Frassinete; entre outros.