Areia Vermelha pode ser a primeira praia do Nordeste a receber o certificado de Bandeira Azul
O Parque Estadual de Areia Vermelha, localizado em Cabedelo, no litoral Norte da Paraíba - a 18 km de João Pessoa - pode ser a primeira praia do Nordeste a ser certificada dentro do programa Bandeira Azul. A coordenadora técnica de Estudos Ambientais de Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente), Cristina Vasconcelos, afirmou que ambientalistas do programa já estiveram conhecendo a área e entregaram um relatório com os principais critérios que deverão ser adotados pela Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Cabedelo.
Três pontos principais foram destacados por Cristina Vasconcelos, a começa pela efetivação de programas ambientais que deverão se desenvolvidos com a participação de gestores e usuários. Outro ponto é a infraestrutura do local, que deverá sofrer algumas intervenções no sentido de não provocar a sua degradação, para isso, sendo essencial uma ação de sensibilização. O terceiro ponto diz respeito às análises de balneabilidade das águas.
Para que seja fechado um documento que permita uma análise que irá definir a inclusão de Areia Vermelha no Bandeira Azul, a Sudema corre contra o tempo. O prazo é de dois anos e já está correndo desde agosto do ano passado. No final de maio, uma equipe técnica de Sudema participar de um workshop no Rio de Janeiro que abordará temas como a gestão das praias e o acesso das pessoas que trabalham e frequentam o ambiente. A prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, tem grande responsabilidade em todo esse processo no tocante à infraestrutura.
De acordo com a coordenação do Bandeira Azul, as características da praia (Areia Vermelha) a tornam única dentro do programa no Brasil. “Será um grande desafio para o programa Bandeira Azul certificar uma praia que existe apenas algumas horas por dia. A infraestrutura de apoio ao usuário deverá ser toda embarcada. Estamos muito motivados com esta nova experiência que acreditamos ser única na história do programa Blue Flag no mundo”, comentou Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, assim que foi confirmada a inscrição da área para receber a certificação.
A área da praia compõe o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, criado em 2000. A areia com tom avermelhado tem relação com a substância liberada pelas algas vermelhas que habitam os recifes de corais da região. O local abriga significativa biodiversidade marinha e espécies ameaçadas de extinção.
No Brasil, apenas quatro praias são certificadas com a Bandeira Azul: Prainha (Rio de Janeiro); Praia do Tombo (Guarujá/SP); Praia de Palmas (Governador Celso Ramos/SC); e Lagoa do Peri (Florianópolis/SC).