Apresentação

Mensalidades de faculdades privadas sobem abaixo da inflação no segundo semestre

Estudo "Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil" revela variação das mensalidades e também apura os cursos mais buscados, universidades mais lembradas e preferidas, além do perfil dos estudantes do ensino superior
A educação superior privada apresentou uma inflação de 1,2% na modalidade presencial e 3,8% no ensino a distância (EaD) no segundo semestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado ficou abaixo dos cerca de 4% registrados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no acumulado dos últimos 12 meses. A informação foi coletada pelo “Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil”, estudo que mensura os principais indicadores do setor.
Reunindo informações completas e ofertas de bolsas de estudo de até 70% em mais de 1.200 faculdades do País, o Quero Bolsa representa atualmente cerca de 80% da captação nacional e recebeu mais de 10 milhões de visitantes únicos no primeiro semestre de 2017. O acesso de estudantes em um portal único permite à empresa coletar informações importantes sobre o comportamento dos candidatos que desejam ingressar em um curso de educação superior privado.
Para chegar ao resultado do estudo, a área de Inteligência de Mercado do Quero Bolsa levantou a variação do preço cheio no período avaliado (2017.2 x 2016.2), ponderado pela captação apresentada no Censo de Educação Superior 2015. Os dados levantados representam aproximadamente 25% da captação nacional.
De acordo com André Narciso, diretor financeiro do Quero Bolsa e responsável pelo estudo, a variação menor é justificada pelos efeitos da redução no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o alto nível de desemprego apresentado ainda no País. “Esses reflexos ainda são bastantes sentidos no setor. No entanto, como a economia vem dando os primeiros sinais de recuperação, a expectativa é de que a tendência de inflação real negativa se reverta e o mercado volte a conseguir explorar mais as oportunidades de precificação, a partir deste semestre”, argumenta.
Além do índice geral, o Quero Bolsa também levantou a variação do preço médio por categorias de cursos, seguindo a segmentação de área geral definida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os destaques ficam para a área geral de serviços, que apresentou uma deflação nominal de -3%, a única negativa dentre todas as categorias. Por outro lado, os cursos de humanidades/artes (6,9%) e agricultura/veterinária (7,4%) apresentaram inflação real positiva.
Perfil dos estudantes
A novidade desta edição do Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil é a inclusão de levantamento mais abrangente sobre o perfil dos estudantes, visando entender as principais razões na tomada de decisão para a escolha do curso de graduação. No total, foram consultadas 22 mil pessoas e as respostas foram divididas entre matriculados e não matriculados. Dentre os que não estão matriculados, há três subgrupos: nunca ingressaram em uma instituição de ensino; ingressaram, mas evadiram ou trancaram; e os que já se formaram.
Entre os não-matriculados, 65% dos respondentes afirmam que o valor das mensalidades está acima do que podem pagar. Outros 20% informam que não conseguiram bolsas de estudos ajustadas com sua realidade financeira ou financiamento governamental, como o ProUni e Fies. Já pouco menos de 7% relataram que procuram vagas em faculdades públicas. Vale registrar que esse público, em geral, é de alunos jovens, que veem o diploma como uma alavanca para a carreira e para a vida, aumentando as possibilidades no mercado de trabalho e de ganhar um salário melhor.
Já os estudantes que trancaram matrícula ou evadiram do ensino superior, em sua maioria (57%), decidiram interromper os estudos por motivos financeiros, agravados com a crise econômica. Para 23% a justificativa foi a dificuldade para conciliar estudos e trabalho ao mesmo tempo. Já 10% informaram que não tiveram identificação com o curso.
O último grupo é constituído pelos estudantes formados. A análise deste público foi unida com os alunos que estão atualmente matriculados em alguma faculdade. Para estes, o Panorama pergunta os principais motivos para ingressar em uma instituição de ensino e o que elevaria o engajamento nos estudos e no cotidiano da faculdade.
Nesse caso, foi observado um maior número de pessoas (66%) que pretendem seguir carreira na área do curso em comparação com os alunos que ainda não ingressaram em uma faculdade (55%).
Já na questão do engajamento, as respostas ficaram bem equilibradas, sendo que os principais são: ter mais aulas práticas e um maior reconhecimento para alunos de alto rendimento acadêmico.
Além disso, a pesquisa coletou a opinião sobre a satisfação em relação ao curso e a faculdade. De forma geral, os alunos matriculados em cursos presenciais estão relativamente contentes com o que é oferecido. Os itens que tiveram a menor avaliação foram o atendimento ao aluno e o acesso ao professor, mostrando que, em linha com a questão do engajamento, há uma expectativa de mais atenção da faculdade ao aluno. 
Já para os alunos de cursos semipresenciais e a distância, os índices de satisfação foram ligeiramente melhores, sendo que o conteúdo do curso foi o quesito mais bem votado e o ambiente virtual, o menos. 
Influência familiar pesa menos na escolha do curso
O Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil também levantou os motivos mais preponderantes para a escolha do curso e instituição. No primeiro quesito, a maioria fica dividida entre escolha por afinidade e pela carreira, enquanto que a influência de familiares e amigos pesa pouco na decisão.
Do lado da faculdade, mais uma vez a pesquisa revela a importância do preço na decisão, com 61% frente a apenas 18% que prezam pela qualidade/reputação. 
Cursos mais almejados
O relatório observou também que os cursos de Direito, Administração, Enfermagem e Psicologia dominam a preferência dos estudantes quando decidem pesquisar um curso de Ensino Superior na internet.
Nos últimos semestres, Ciências Contábeis e Educação Física têm ganhado posições no ranking. Por outro lado, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo mostram sinais recentes de perda de posições no gosto dos estudantes.
Confira o ranking dos 16 cursos mais buscados no site Quero Bolsa nos últimos anos:
  1. Direito
  2. Enfermagem
  3. Administração
  4. Psicologia
  5. Pedagogia
  6. Fisioterapia
  7. Educação Física
  8. Nutrição
  9. Ciências Contábeis
  10. Medicina
  11. Recursos Humanos
  12. Engenharia Civil
  13. Farmácia
  14. Odontologia
  15. Medicina Veterinária
  16. Arquitetura e Urbanismo
Lembrança e preferência de marca
O estudo identificou as instituições privadas com maior prevalência nos quesitos “lembrança” e “preferência” por parte dos estudantes brasileiros.
Observando-se as principais regiões brasileiras, percebe-se um fenômeno relativamente homogêneo: enquanto as marcas premium de cada praça são geralmente locais, as marcas top of mind são de grandes grupos – quando presentes –, que possuem maior capacidade de investimento em mídia e, portanto, mais probabilidade de se sobressair no quesito lembrança.
Confira os resultados das “marcas mais lembradas” nas principais praças:
São Paulo: UNIP é a mais buscada para a maioria dos cursos. Na sequência, Anhanguera também aparece com destaque;
Rio de Janeiro: Estácio lidera bem à frente das demais em praticamente todas as categorias, seguidas por UVA e Unisuam;
Belo Horizonte: a UMA aparece como uma marca de forte presença, seguida da PUC Minas. Estácio e Pitágoras brigam pelo terceiro lugar;
Curitiba: Universidade Positivo lidera, seguida de perto pela PUC PR;
Brasília: UDF aparece ligeiramente atrás da Unip, primeira colocada. Estácio e Unieuro disputam o terceiro lugar;
Salvador: Destaque fica para a Unijorge. Unifacs e Estácio disputam a vice-liderança, seguidas pela Unime e Dom Pedro II;
Recife: Estácio e Faculdade dos Guararapes disputam o primeiro lugar, com a Estácio um pouco à frente. Já a Maurício de Nassau aparece em terceiro.
Manaus: A Fametro aparece na frente na maioria dos casos, seguida da Nilton Lins. A Unip também está bem posicionada neste cenário, chegando logo atrás da Nilton Lins.
Vale ressaltar que a análise foi feita por agrupamento de cursos semelhantes ponderado pela avaliação do volume de buscas por determinadas instituições de ensino para cada agrupamento na home page do Quero Bolsa, único local em que o aluno ainda não foi influenciado pelas ofertas do portal.
A seguir, confira as “marcas preferidas” pelos estudantes nas principais praças:
São Paulo: O Mackenzie é a marca mais forte e é destaque em várias categorias, como Direito, Negócios e Humanidades. Também chama atenção a força da Anhembi Morumbi e da São Judas. De resto, o cenário é bastante competitivo, com várias faculdades disputando posições intermediárias;
Rio de Janeiro: O cenário é bastante competitivo. UVA lidera, seguida por IMBR e PUC-RJ;
Belo Horizonte: Fumec desponta na frente, com PUC Minas na sequência. Newton Paiva, Metodista Izabela Hendrix e UMA também aparecem bem colocadas;
Curitiba: Universidade Positivo e PUC-PR rivalizam pela liderança, com a segunda um pouco à frente. UTP e FPP também aparecem nas primeiras colocações;
Brasília: Uniceub segue na frente, porém a Unieuro aparece muito mais perto agora do que antes. Iesb e Católica de Brasília também surgem bem posicionadas;
Salvador: Unifacs e FTC disputam o primeiro lugar, com a primeira instituição um pouco à frente. Ucsal, Unijorge e Ibes também seguem bem posicionadas.
Recife: Destaque para Unicap, que aparece na frente em categorias-chave. Uninassau e Faculdade dos Guararapes surgem na sequência.
Manaus: Não há nenhuma marca dominante em todas as categorias. A rivalidade aparece principalmente entre Ulbra, Esbam e Nilton Lins.

Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) é um marketplace que reúne bolsas de estudos em mais de 1.200 instituições de ensino do País, oferecendo descontos em cursos de graduação, pós-graduação, profissionalizantes e técnicos. A plataforma também traz aos interessados desde informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, a empresa conta com aplicativo móvel disponível nos sistemas Android e iOS.

Texto: Assessoria de Imprensa do Quero Bolsa
Nota da Redação: o texto acima foi elaborado pela Assessoria de Imprensa do Quero Bolsa e não reflete as opiniões do Portal ProfessorNews.