Enoturismo cresce em Portugal com turistas atraídos por visitas e provas
Fonte: fugas.publico.pt
O Turismo de Portugal realizou o primeiro inquérito sobre enoturismo no país: provas de vinho e visitas guiadas a instalações e vinhas são as actividades mais procuradas neste sector em que, garante metade dos inquiridos, a procura tem vindo a crescer.
O estudo "Enoturismo em Portugal - caracterização da oferta e da procura", divulgado em Dezembro pelo Turismo de Portugal, apresentou dados concretos sobre as preferências dos turistas dos vinhos mas também se destaca por outras mais-valias, caso das recomendações para que a “experiência enoturística” seja mais “enriquecida”: no caso, com foco na "maior diversificação das actividades, a existência de horários constantes e alargados, a não exigência de marcação prévia para um maior número de actividades e uma promoção mais abrangente, nomeadamente com um melhor uso da Internet”.
De acordo com os resultados do estudo, a maioria dos inquiridos (399 no total) disponibiliza as “actividades consideradas básicas numa unidade de enoturismo”: provas de vinho, visitas guiadas às instalações e à vinha e a existência de uma loja. Ofertas que atraem a maioria dos visitantes (76%), apesar de muitas unidades disponibilizarem outro tipo de actividades, como refeições temáticas (48%), cursos de vinho (30%), provas de outros produtos (27%) ou exposições (26%). Apenas 31% possui ainda alojamento e 16% restaurante. No entanto, a esmagadora maioria das actividades exige marcação prévia ou um número mínimo de clientes para serem realizadas.
Em termos da evolução da procura, 50% das unidades de enoturismo referiu que esta aumentou em 2013 face ao ano anterior, enquanto 34% afirmou ter-se mantido e 12% verificou uma diminuição da procura. A mesma percentagem, 12%, assinalou um menor volume de negócios, mas 46% disse ter subido e 38% garante ter-se mantido igual a 2012.
O inquérito foi feito online a 339 unidades de enoturismo, entre Abril e Julho, confirmando uma crescente aposta no sector. Os últimos 14 anos viram nascer 78% das empresas de enoturismo inquiridas, 27% das quais entre 2010 e 2013, em plena crise económica.
Este destaque no segmento da Gastronomia e Vinhos foi, precisamente, uma das premissas para a realização do estudo, uma vez que o enoturismo “tem presença em todo o território nacional, regista importantes investimentos em equipamentos modernos e atractivos e uma crescente oferta de serviços turísticos com capacidade para atrair turistas para zonas de menor densidade turística, nomeadamente em épocas que contribuem para a atenuação da sazonalidade”.
Para a realização do inquérito foram consideradas como unidades de enoturismo “todas aquelas que produzem vinho, realizam visitas (com ou sem marcação) e fazem venda de vinho nas instalações. Contemplaram-se, ainda, as caves de vinhos do Porto, bem como algumas adegas cooperativas que, embora podendo não facultar o conjunto dos três serviços referidos, fazem parte do universo do enoturismo”.