Apresentação

UNIVERSIDADE DE AVEIRO SEDIA CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MITOS DE ORIGEM E NACIONALIDADES EUROPEIAS

Realiza-se de 9 a 11 de Maio, na Universidade de Aveiro, o Congresso Internacional ‘A Europa das Nacionalidades – Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos’. Cerca de 300 investigadores de todos os continentes estarão em Portugal para discutir os mitos de nacionalidade europeus, e suas reinvenções modernas e pós-modernas a partir de diversas perspectivas das ciências sociais e humanas, das artes e da literatura.
Nas 55 mesas redondas, distribuídas em 8 sessões paralelas, temas tão variados quanto as representações do Milagre de Ourique nos livros escolares portugueses, a cultura nacional da Lituânia sob o impacto da cultura de massas ou a recriação do Sebastianismo no Brasil exemplificam a multiplicidade de origens e perspectivas teóricas dos participantes do Congresso. As conferências plenárias serão proferidas por nomes como Patrick Geary, Eduardo Lourenço e Zygmunt Bauman, dentre outros de igual destaque na comunidade científica internacional e à frente da Comissão Científica está o Dr. Guilherme de Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura e Presidente do Tribunal de Contas.
Para além da excelência do programa científico, uma forte agenda cultural foi preparada pela Organização do Congresso, incluindo provas da gastronomia portuguesa, música, poesia e visitas guiadas a locais de grande relevância para a identidade nacional, tais como o Palácio do Buçaco e a Quinta das Lágrimas.
O Congresso Internacional ‘A Europa das Nacionalidades – Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos’ é uma realização conjunta da Universidade de Aveiro, através do seu Departamento de Línguas e Culturas, do Centro de Línguas e Literaturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - CLEPUL e da Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos - CompaRes.
Com excepção da abertura do congresso que será feita no Auditório da Reitoria da UA, todas as sessões acontecerão no Edifício do Complexo Pedagógico da mesma universidade, sempre a partir das 9h da manhã. O encerramento está previsto para o dia 11 de Maio, às 12h30.
O Programa do Congresso pode ser consultado em: http://europe-nations.web.ua.pt
Para mais informações escreva para: dlc-europe-nations@ua.pt
ou contacte-nos pelos TLMs:
935351467 – Profa. Larissa Latif (membro da Comissão Executiva)
938405104 – Profa. Maria Manuel Baptista (Presidente da Comissão Executiva)

Jornadas de doutorandos e pós-doutorandos

Numa organização do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), realizou-se no dia 2 de Maio de 2011 na Universidade do Minho a  "Jornadas de doutorandos e pós-doutorandos: projectos e experiências".
O encontro, cuja coordenação científica pertence a Jean-Martin Rabot, foi de fundamental importância  pois possibilitou uma discussão sobre os projetos  e uma valiosa troca de experiências.
Parabenizamos o Dr. Rabot por essa iniciativa.
 Fonte: Brambilla, 2011



Dr. Rabot na abertura da Jornada
Foto: CET, 2011


Jornada na Universidade do Minho
Foto: CET, 2011
  
As senhoras Ana Leite e Giovana Araújo apresentando seus trabalhos. Ao centro o professor Dr. Rabot
Foto: CET, 2011


As senhoras Adriana Brambilla e Joana Ribeiro na apresentação dos projetos
Foto: CET, 2011



As senhoras Luzia Pinheiro e Amália Fonseca na apresentação de seus projetos com a presença do Dr. Rabot
Foto: CET, 2011



Jornadas de doutorandos e pós-doutorandos: projectos e experiências

Numa organização do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), realiza-se na próxima segunda-feira (2 de Maio), entre as 14h00 e as 18h00, na Sala de Actos do Instituto de Ciências Sociais (Universidade do Minho), a iniciativa intitulada "Jornadas de doutorandos e pós-doutorandos: projectos e experiências".
O encontro, cuja coordenação científica pertence a Jean-Martin Rabot e que tem como objectivo a troca de ideias e a discussão dos projectos e experiências, terá como intervenientes doutorandos e pós-doutorandos dos Professores Patrick Tacussel (CRI - Centre de Recherche sur l'Imaginaire, Montpellier), José Neves, Albertino Gonçalves, Moisés Martins e Jean-Martin Rabot, do CECS, das Professoras Maria Manuel Baptista e Gillian Moreira, do CLC (Centro de Línguas e Culturas - Aveiro), e da Professora Margarida Durães do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Universidade do Minho - Guimarães).
A entrada é livre.

Listagem dos projectos a apresentar:

- Bertrand Vidal: «Mitanálise das imagens da catástrofe».

- Marianne Celka: «As imagens da libertação animal»

- Giovanna de Aquino Araújo: «Identidades plurais no espaço das feiras».

- Carlos Filipe Martins: «Sentido narrativo. A narratividade na arte».

- Pedro Costa: «Entre o ver e o olhar. Ecos e ressonâncias ecrãnicas».

- Luzia Pinheiro: «O ciber-bullying».

- Esser Jorge: «Reconversão económica na capital europeia da Cultura».

- Vera Duarte: «Percursos de delinquência de jovens adolescentes».

- Mario Camarão: «A Utopia do pós-humano».

- Adriana Brambilha: «Enoturismo e Cultura: um estudo na região do Douro».

- Ana Leite Vilela: «O paradoxo da identidade na pós-modernidade».

- Amália Fonseca: «Cultura digital e cultura local».

- Joana Ribeiro: «Representações humorísticas das mulheres».

- Júlia Tomás: «Comunicação social e consciência: o tráfico de seres humanos».
Fonte: Vítor de Sousa
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
http://www.comunicacao.uminho.pt/cecs